domingo, 15 de janeiro de 2012

Crônica de um domingo



                                         Fotos por Nelsinho

Hoje, nos outonos da minha vida, eu acho que o pior lugar para se enfrentar um dia de sol inclemente é a praia. Mas, é claro, nem sempre foi assim e eu era dos que adorava estorricar ao sol estendido nas areias de mágicas praias africanas. Como tenho pele branca-morena, primeiro ficava vermelho e depois escurecia e ficava com look mestiço. Nos tempos atuais, eu prefiro uma sombrinha e água fresca.

Nesta manhã de domingo, só, ou melhor dizendo, muito mal acompanhado de mim próprio, coloquei a mochila fotográfica ao ombro e saí caminhando pelo calçadão  da praia de Cavaleiros em Macaé. Tirei muitas fotos, embora ache que fotos paisagísticas de praia são, pelo menos a meu ver, muito monótonas. Os closes que eventualmente "roubei" usando a potência do zoom, nunca me atreveria a mostrar no Flickr por exemplo.

Pouco à vontade e até receoso pela minha segurança, escalei um posto de observação de bombeiro salva-vidas que, a julgar pelo abandono e estado lastimoso da estrutura metálica, estaria com toda a certeza fora de uso. Engano meu, porque imediatamente surgiu do nada um musculoso garotão envergando sua camiseta rubra-de-fogo que, com voz de trovão, bradou: "Ó camarada! Desça já daí!". Obedeci e desfiz-me em desculpas, enquanto explicava as minhas errôneas suposições. O rapaz reduziu o volume e, enquanto me autorizava a subir para fazer as minhas fotos,  confidenciou-me sua lástima pelo miserável estado da sua infraestrutura de trabalho, coisa intolerável na "Cidade-Capital-do-Petróleo"!

Infelizmente, caro soldado-do-fogo, a riqueza das mais produtivas autarquias só pode ser visualizada na riqueza privada dos seus autarcas.


Nenhum comentário: